Significado de Teosofia substantivo feminino Sistema de pensamento religioso e filosófico que se baseia em reivindicações de uma visão mística da natureza de Deus e das leis do universo.
O termo teosofia (do grego, theos = deus, sofia = sabedoria) significa sabedoria de Deus e diz respeito a qualquer tipo de misticismo filosófico que pretende ser baseado matemática ou cientificamente. Na antiguidade, pode ser encontrado no pitagorismo, na filosofia neoplatonica e no gnosticismo.
O selo ou brasão da Sociedade Teosófica, com os triângulos enlaçados, a serpente, a Suástica e o Ankh, ilustra simbolicamente e resume os pontos centrais da Teosofia, aludindo, entre outros conceitos, à Trindade, à Unidade de toda a vida, a dualidade Espírito-Matéria, a permanência e imortalidade da vida e a evolução ...
A partir do final do século XIX, o termo teosofia geralmente foi usado para se referir às doutrinas religioso-filosóficas da Sociedade Teosófica, fundadas em Nova York em 1875 por Helena Blavatsky, William Quan Judge e Henry Steel Olcott.
Não se deve confundir este termo com teologia, que é a ciência que estuda a revelação divina de modo racional e metódico. A teosofia pretende ser a própria sabedoria divina, como o mostra o étimo grego, pelo qual podemos decompor a palavra em duas: Deus e sabedoria. ...
Índice
Todos esses movimentos do século 20 devem muito a Helena Blavatsky. A mística russa lançou a teosofia, um grupo de estudos e de práticas que misturava a mediunidade, o resgate dos antigos deuses celtas e egípcios e as religiões orientais.