O voleibol é um esporte praticado por duas equipes em uma quadra de jogo, dividida por uma rede. ... No voleibol, a equipe que ganha o "rally" (trajetória da bola) conta um ponto (Sistema de Ponto por Rally). Quando a equipe receptora ganha o "rally", obtém um ponto e o direito de sacar.
saque O saque é considerado o primeiro ataque, porque é o fundamento que dá início ao jogo ou ao rally - que compreende o momento em que o árbitro apita até a marcação de um ponto.
Um rally é o conjunto de ações que ocorrem desde o apito do árbitro autorizando o saque até o momento em que a bola é considerada fora de jogo. Nos rallys, os jogadores executam os fundamentos do voleibol: recepção, levantamento, ataque, defesa, bloqueio.
O bloqueio é uma ação técnico-tática defensiva e ao mesmo tempo ofensiva do voleibol que consiste em interceptar ou amortecer o ataque da equipe adversária. Ação defensiva é a de buscar interceptar a passagem da bola em sua própria quadra ou amortecer o ataque, facilitando a defesa.
Um rally é o conjunto de ações que ocorrem desde o apito do árbitro autorizando o saque até o momento em que a bola é considerada fora de jogo. Nos rallys, os jogadores executam os fundamentos do voleibol: recepção, levantamento, ataque, defesa, bloqueio. É chamada de rally a sequência de ações que resulta em ponto.
Um Rally no Voleibol é quando a bola não fica muito tempo no "ar". Inicia com o saque e termina com a bola na rede.
O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa.
Um Rally no Voleibol é o "tempo" que a bola fica em jogo. Inicia com o saque e termina com a bola no chão e/ou com uma infração.