A permeabilidade seletiva é um processo fisiológico que ocorre através da membrana plasmática de todas as células e da parede celular de células vegetais que consiste na passagem seletiva de substâncias para o meio intra ou extracelular.
O modelo do mosaico fluido recebeu essa denominação porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios. O modelo do mosaico fluido foi proposto em 1972, por Singer e Nicholson, para explicar a estrutura da membrana plasmática.
A permeabilidade seletiva das biomembranas pode ser modificada devido a alterações na sua integridade. Isto ocorre quando as biomembranas são expostas a agentes físicos, como calor ou frio, além de agentes químicos, incluindo detergentes, solventes orgânicos e agentes caotrópicos.
Parte da permeabilidade está relacionada com a polaridade da membrana, a composição e a estrutura dela. Mas também pode ser medida pelas técnicas de deplasmólise, análise química e pelo método de isótopos.
Difusão Simples: quando partículas e moléculas caminham através da bicamada lipídica, como ocorre com o O2, CO2 etc. Sempre a favor do gradiente de concentração, essas moléculas conseguem atravessar a membrana por meio dos poros resultados do espaçamento mínimo entre os fosfolipídios.
A membrana plasmática possui composição lipoproteica, ou seja, é formada por proteínas e lipídios. Atualmente, aceita-se que ela seja composta por duas camadas de lipídios e que as proteínas estejam imersas nessas camadas. ... É por isso que esse modelo de membrana recebeu o nome de "modelo do mosaico fluido".
Significa dizer que está presente na membrana plasmática, proteínas especializadas em fazer a seleção de substâncias que entra para célula, ou seja que vem do meio extracelular para ou meio intracelular, estas também controla a saída de substâncias de dentro da célula, isto é, que saí do meio intracelular para o meio ...
A permeabilidade seletiva é uma propriedade da membrana plasmática que consiste em controlar a entrada e saída de substâncias da célula. Água, gás oxigênio e alimento devem entrar na célula. ... Enquanto, o gás carbônico e excreções devem sair.
A difusão é um processo termicamente ativado e a taxa de difusão não depende das estruturas cristalinas. A difusão é um processo termicamente ativado e a taxa de difusão depende do par soluto-solvente e de suas estruturas cristalinas.
Resumidamente podemos dizer que são três fatores: superfície de contato, velocidade do fluxo e gradiente de concentração.