Esta ordem engloba os répteis que possuem escamas pelo corpo, fazem trocas de pele de tempos em tempos e machos que possuem hemipênis: as serpentes, anfisbenas e lagartos.
Squamata, popularmente conhecido como Escamados, é uma ordem pertencente à classe dos répteis e tem sido historicamente dividido em 3 clados: as serpentes, os lagartos, e as anfisbenas (também conhecidas como "cobra-de-duas-cabeças").
Os squamatas, que também são conhecidos como escamados. São o maior grupo de répteis e seus principais representantes são: os sauros (lagartos), os ofídios (serpentes) e anfisbena. A principal característica do grupo dos escamados é a presença de escamas revestindo a pele.
São animais com hábitos subterrâneos, que apresentam aspecto vermiforme, olhos pequenos e pouca visão. Podem atingir até 80 cm de comprimento e são muito conhecidos como cobras-cegas ou cobras-de-duas-cabeças por apresentarem a cabeça tão grossa quanto a cauda.
Escamados Lagartos/Ordem
Animais de sangue frio, as serpentes são répteis pertencentes à ordem Squamata (animais que possuem escamas), sendo conhecidas popularmente como cobras. Assim, podemos dizer que esses animais apresentam quadrado móvel ou estreptostilia. ...
A ordem Squamata inclui répteis bastante conhecidos, como lagartos, anfisbênias e serpentes. Esses animais são denominados de escamados por causa de uma importante característica desse grupo: a presença de escamas. Os escamados são encontrados em praticamente todo o planeta, não existindo apenas na Antártida.
Escamados. São os lagartos e as serpentes (estas mais comumente chamadas de cobras). Esses animais têm a pele recoberta por escamas e dividem-se em dois grupos menores: lacertílios e ofídeos.
Algumas espécies de serpentes são peçonhentas, assim, são capazes de injetar veneno com a ajuda de dentes ocos ou com pequenos sulcos. Além disso, elas possuem pele elástica e capacidade de abrir a boca consideravelmente a fim de conseguir engolir suas presas.
A subordem lacertilia envolve os lagartos, que são biologicamente definidos como animais cobertos por escamas, apresentando ainda 4 membros e cauda. Juntamente com as serpentes, também são seres chamados de escamados, sendo ovivíparos, distribuídos em mais de 40 famílias, o que indica grande quantidade de espécies.