A dilatação pielocalicial, também conhecida como ectasia dos cálices renais ou rim dilatado, é caracterizado pela dilatação da porção interna do rim.
A dilatação pielocalicial é uma pequena dilatação da pelve renal dos bebés que pode bloquear o fluxo de urina e ser o primeiro sinal de algum problema no aparelho urinário. Trata-se de uma complicação que se manifesta em 4,5% das gravidezes, sendo que apenas 1,5% dão origem a uma uropatia significativa.
A pielectasia renal é basicamente uma leve contração da pelve renal com ou sem dilatação dos cálices. Ela se desenvolve em uma pequena estrutura no organismo em forma de funil que drena ou coleta a urina do rim para o ureter, que são os tubos que transportam a urina para a bexiga.
A hidronefrose é a dilatação do rim que acontece quando a urina não consegue passar até à bexiga e por isso se acumula dentro do rim. Quando isso acontece, o rim não consegue funcionar normalmente e, assim, sua função vai diminuindo, podendo existir risco de desenvolver uma insuficiência renal.
A DUPLICIDADE RENAL é a alteração mais comum da formação do aparelho urinário, sendo mais frequente em MENINAS do que em meninos. Pode ser chamada também de DUPLICIDADE PIELOURETERAL ou DUPLICIDADE PIELOCALICIAL, e pode acontecer de um lado só ou nos 2 rins.
Sinais e sintomas mais frequentes do câncer de rim Dor na parte lateral da barriga e nas costas; Sangue na urina; Inchaço abdominal; Perda de peso.
A cura pode ser tão simples como a expulsão espontânea do cálculo ou a dissolução medicamentosa (mais frequente em casos de microlitiase renal) até tratamentos mais complexos como a fragmentação extracorpórea, fragmentação intracorpórea por acesso através da uretra (fragmentação por laser, ultrassons, mecanismos ...
Sintomas de rim inchado