[ Farmácia ] Que ou substância que tem a propriedade de provocar a queda da camada córnea da epiderme e reduzir a sua espessura.
- O creme queratolítico, contém ativos hidratantes e emolientes que além de proporcionar nutrição, tem ação queratolítica. - Está associado com vários ativos: - Silicone Volátil, deixa a pele sedosa conferindo maciez à pele, proporciona toque seco, melhora a espalhabilidade, e reduz a pegajosidade.
Os queratoplásticos são produtos que intensificam a queratinização dos epitélios promovendo a regeneração da camada córnea, que corresponde à zona celular mais extensa da pele. A sua espessura varia nas diferentes partes do corpo.
Ação queratolítica ou esfoliativa, pela capacidade de reduzir a coesão entre os corneócitos, facilitando a descamação de células mortas, promovendo o turnover (estímulo da renovação da epiderme).
Gluconolactona é do grupo dos polihidroxiácidos, uma linha considerada a próxima geração de esfoliantes químicos do mercado. Além de descamar suavemente a pele, apresenta características hidratantes e anti-oxidantes superiores aos convencionais.
Dentre os AHA mais utilizados como queratolíticos podemos citar:
Queratolíticos são substâncias que dissolvem ou destroem a camada córnea da pele. São usados no tratamento para eliminar as verrugas e outras lesões em que a epiderme produz excesso de pele.
Peeling ultrassônico Esse é indicado para peles com áreas hiperqueratinizadas (mais espessas) e seborreicas, mas também para o tratamento de acne, manchas e para revitalizar a pele de uma maneira geral, como os outros tipos de peeling.
Melhora a textura da pele, atuando como esfoliante na superfície do tecido e dentro dos poros. Favorece a remoção de células mortas e refina a textura da pele, possui ação antisséptica moderada, sendo indicado para todos fototipos e tipos de pele, em especial as oleosas e acneicas.