Na pré-escola as crianças participam de atividades que ajudam a estimular seus sentidos, que ajudam no desenvolvimento da interação social, de suas capacidades motoras, físicas e cognitivas, a passar a explorar, entre outros. Para isso são usadas atividades lúdicas e também jogos e brincadeiras, por exemplo.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de "creche". O equipamento educacional que atende crianças de 4 e 6 anos se chama "pré-escola".
RESUMO: É evidenciada a importância da fase pré-escolar de 2 a 6 anos, tanto no que diz respeito ao processo de maturação biológica como ao desenvolvimento sócio-psicomotor por que passa a criança em seu rela- cionamento com o meio ambiente.
De acordo com o que a Constituição Federal e a LDB da Educação Nacional definiram as creches são para crianças de 0 a 3 anos de idade e as pré-escolas são para crianças de 4 a 6 anos de idade. ... A palavra Creche, que tem origem francesa, significa manjedoura.
Turmas por faixa etáriaSeriado novoFaixa EtáriaIdade completa atéMaternal I2 a 3 anos31 de marçoMaternal II3 a 4 anosPré-Escola I4 a 5 anosPré-Escola II5 a 6 anos
Para a educação infantil (pré-escola), 4 anos completos até 31 de março do ano letivo. Para o ensino fundamental, 6 anos completos até a mesma data. Para o ensino médio não há idade mínima, mas o esperado é que o aluno chegue à etapa com 15 anos.
Turmas por faixa etáriaSeriado novoFaixa EtáriaIdade completa atéMaternal I2 a 3 anos31 de marçoMaternal II3 a 4 anosPré-Escola I4 a 5 anosPré-Escola II5 a 6 anos
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e abrange a creche e a pré-escola para as crianças de 0 a 5 anos. As outras fases do ensino básico são o ensino fundamental, dos 6 aos 14 anos, e o ensino médio, dos 15 aos 17 anos.