Nos vegetais, o ponto de compensação fótico ou luminoso corresponde à quantidade de luz na qual as taxas de fotossíntese e de respiração se equivalem. Nesse ponto, todo o oxigênio produzido na fotossíntese é utilizado no processo respiratório, e todo o gás carbônico produzido nesse processo é utilizado na fotossíntese.
O ponto de compensação luminoso é o momento em que a velocidade da fotossíntese e da respiração são iguais. Para determinar o ponto de compensação luminoso da planta, deve ser feito uma analogia correspondente a intensidade da luz da respiração e da fotossíntese.
PLANTAS DE SOMBRA ➢ A IRRADIÂNCIA DE COMPENSAÇÃO ESTÁ NA FAIXA DE 1 A 5 µMol m-2 s-1.
Tudo o que é produzido pela planta na fotossíntese, o açúcar, oxigênio e água, é consumido na respiração celular. Por isso a planta não realiza trocas gasosas com o ambiente, quando está no ponto de compensação luminosa.
Ponto I: Nessa situação, sob baixa luminosidade, a intensidade da fotossíntese é pequena, de tal forma que a intensidade da respiração é superior a ela. Assim, a planta absorve O2 e elimina CO2 para o meio ambiente. ... Esta intensidade luminosa é chamada Ponto de Compensação Luminoso ou Ponto de Compensação Fótico.
Resposta fotossintética típica de plantas de sol e de sombra em função da irradiância. ... O nível de luz onde FB = R é chamado de ponto de compensação de luz e seu baixo valor em plantas de sombra resulta de duas características.
O gráfico representa as taxas fotossintéticas e de respiração para duas diferentes plantas, uma delas umbrófita (planta de sombra) e a outra heliófita (planta de sol). Considere que a taxa respiratória é constante e igual para as duas plantas.
Ponto de saturação luminosa. Ponto de saturação luminosa. Corresponde à intensidade luminosa em que a velocidade do processo é máxima e a partir daí torna-se constante.
Quando uma planta está acima de seu Ponto de Compensação Luminoso, há um predomínio no consumo de biomassa, quer seja na forma de amido ou na de celulose. B. Quando uma planta está no Ponto de Compensação Fótico, a respiração e a fotossíntese se equivalem e as reservas energéticas se mantêm.
À intensidade luminosa em que a fotossíntese se iguala à respiração, chamaremos de ponto de compensação fótica (P.C.F.). Nesse ponto (P.C.F.), o que a planta produz na fotossíntese empata com o que ela queima através da própria respiração.