Significado de Tecnicismo substantivo masculino Valorização exagerada de recursos técnicos ou tecnológicos.
A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os procedimentos e técnicas preparam para a transmissão e recepção de informações. A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.
"Para a pedagogia tecnicista o que importa é aprender a fazer" (SAVIANI, 2003, p. 14). Quer isto dizer que, nessa concepção pedagógica, o centro do processo ensino-aprendizagem não está no professor e no aluno e, sim, nos próprios meios aplicados sem questionar suas finalidades. Afirma Saviani (2003, p.
Técnicismo como fator que reduz o relacionamento entre o paciente e o técnico em enfermagem devido ao relacionamento apenas voltado ao tratamento médico. ...
A pedagogia tecnicista estruturava o processo educativo em uma perspectiva operacional. Reportando-se ao momento atual, ao se examinar as políticas educacionais se encontra a ideia do neotecnicismo atrelada às avaliações de larga escala, com base nos conceitos de efciência, de produtividade e de qualidade total.
O PAPEL DA ESCOLA DE ACORDO COM A TENDÊNCIA TECNICISTA Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente informações precisas, objetivas e rápidas.
É preciso entender que muitas das vezes, os jovens que cursam essa modalidade de ensino, trazem em si, seja através da família ou de sua própria opinião, diversos tipos de preconceitos e intolerâncias. Ao se formar e entrar no mercado de trabalho, ele leva para dentro do ambiente da empresa, os mesmos preconceitos.
O PAPEL DA ESCOLA DE ACORDO COM A TENDÊNCIA TECNICISTA Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente informações precisas, objetivas e rápidas.
O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino. O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".