Usa-se "AM" se o verbo estiver no passado. Usa-se "ÃO" se o verbo estiver no futuro. Porém, toda regra há exceção! ... As formas verbais "sonham, ganham, falam" (no caso do AM e que não estão no passado) e nas formas verbais "dão, são, vão" (no caso do ÃO que não estão no futuro do presente).
De uma maneira geral, verbos exprimem ações, mas muitos deles também permitem manifestar sentimentos, sensações, estados e fenômenos naturais. É próprio de um verbo evocar um processo, isto é, o desenrolar de eventos para os quais podemos identificar seu início e fim.
As leis são escritas no tempo presente para terem seus efeitos válidos em todos os tempos presentes. ... Se forem escritas no tempo passado, não tem mais serventia.
Am e ão são terminações verbais indicativas da 3. ª pessoa do plural. Indicam, contudo, tempos verbais distintos.
A terminação -ram indica passado (pretérito perfeito) e a terminação -rão indica o futuro (futuro do presente).
O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. ... Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.
Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.
Tempo passado: exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala. Ex.: Ontem eu fiz uma série de exercícios. Tempo futuro: exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala.
Abreviatura da locução latina ante meridiem [antes do meio-dia].
AM e PM são duas siglas com origem no latim utilizadas para referir cada um dos dois períodos de 12 horas em que está dividido o dia. O primeiro período de 12 horas é designado como AM, que é da meia-noite ao meio-dia. O segundo período, chamado de PM, que cobre as 12 horas do meio-dia à meia-noite.