Ontológico é um adjetivo que define tudo que diz respeito à ontologia, ou seja, que investiga a natureza da realidade e da existência. Diz-se que algo é ontológico quando, do ponto de vista filosófico, aborda questões relacionadas ao ser.
Deste modo, a Ontologia do ser social representa um gigantesco esforço para examinar, passo a passo, as categorias fundamentais do pensamento marxiano, a fim de restituir-lhe a densidade e a substancial idade, revelando ao mesmo tempo as raízes da sua degradação devida ao stalinismo.
Resumo: O artigo busca verificar o lugar da noção de trabalho na ontologia lukacsiana. ... A característica que estabelece a distinção fundamental entre o trabalho da produção realizada pelo animal consiste em seu caráter consciente e livre, elementos significativos da passagem do ser orgânico para o ser social.
1 Filos Teoria ou ramo da filosofia cujo objeto é o estudo dos seres em geral, o estudo das propriedades mais gerais e comum a todos os seres; metafísica ontológica. 2 Filos Estudo ou conhecimento dos seres e dos objetos enquanto eles mesmos, em oposição ao estudo de suas aparências e atributos.
O homem é um ser social, um ser histórico. Essa frase indica que o homem deve ser concebido como um processo de relações ativas nas quais a individualidade é apenas um dos elementos.
Prévia ideação ou teleologia configura-se como uma categoria exclusiva do humano-genérico que, estabelecendo-se no campo das ideias e dirigindo-se à objetivação, valendo-se de determinados meios, transforma a teleologia em causalidade posta, tratando-se de uma indispensabilidade presente na relação entre humano- ...
Em Gÿorgy Lukács, o trabalho que é a categoria fundante do mundo dos homens, devido ao seu caráter de sociabilidade e possibilidade de aperfeiçoamento do humano, é o trabalho fundante. ... O trabalho fundante é aquele que, segundo o filósofo, eleva a atuação do homem à transformação da natureza e de si.