Significado de Geocentrismo substantivo masculino [Antigo] Designação antiga de acordo com a qual a Terra seria o centro do sistema solar e ao redor da qual os astros, supostamente, girariam; sistema geocêntrico. Etimologia (origem da palavra geocentrismo). Geo + centro + ismo.
[ Astronomia ] Modelo astronómico no qual a Terra e os restantes planetas se movem à volta do Sol, que é relativamente estacionário e está no centro aproximado do sistema solar.
A teoria do geocentrismo foi apresentada por volta do ano 150, quando Ptolomeu publicou "A Grande Síntese" (também conhecida como Almagesto). A obra apresentava o modelo cosmológico que explicava o movimento dos corpos celestes em torno da Terra. No modelo de Ptolomeu os planetas moviam-se em círculos.
Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do Geocentrismo, desenvolvida pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu; e a teoria do Heliocentrismo, formulada por Nicolau Copérnico. ... Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela.
A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão; e entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles.
Sua teoria heliocêntrica afirmava que a Terra e os demais planetas se moviam ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo, este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A alternância entre dias e noites é uma consequência do movimento que a Terra realiza sobre seu próprio eixo, denominado movimento de rotação.
Uma nova astronomia surgiu entre os séculos XVI e XVII e grandes mudanças na Física aconteceram. Nicolau Copérnico (1473-1543), astrônomo e matemático polonês, deu forma ao sistema Heliocêntrico, onde a palavra "hélio" representa o nome do deus Sol dos romanos.
Entre os anos 1 o astrônomo grego Cláudio Ptolomeu sugeriu uma nova estrutura para explicar a morfologia do Universo: essa disposição recebeu o nome de Sistema Geocêntrico de Ptolomeu.
A teoria heliocêntrica já vinha sendo desenvolvida durante o século III a.C., através de observações do astrônomo grego Aristarco de Samos. No entanto, somente no século XVI d.C. foi que Nicolau Copérnico sistematizou uma teoria que contrapunha o modelo geocêntrico, sendo denominado heliocentrismo.
O Geocentrismo foi defendido pela Igreja Católica, pois apresentava aspectos de passagens bíblicas. No entanto, após 14 séculos, a teoria Geocêntrica foi contestada por Nicolau Copérnico, que elaborou uma outra estrutura do Sistema Solar, o Heliocentrismo.