Galileia é uma localidade situada no extremo norte de Israel. Galileu é a forma em português de Galileo, que tem origem do hebreu haggalil, este provendo do latim Galilaeu, que quer dizer literalmente ''habitante da Galileia''.
A Galileia não era árida e rochosa como outras terras da região. Ali havia muita chuva e se produziam cereais, azeite de oliva, vinho e frutas.
A Galileia era então uma região secundária, escarnecida pelos habitantes da Judeia, embora os samaritanos fossem ainda mais desprezados e nunca tivessem sido considerados verdadeiros hebreus.
Quando alguém se refere a Jesus como "Jesus, o nazareno", o entendimento mais comum é que essa referência indica o local onde ele foi criado depois que sua família retornou do Egito, ou seja, a cidade de Nazaré, na Galileia, no norte do que hoje é o Estado de Israel.
Quando Maria Madalena e "a outra Maria" estavam correndo do túmulo vazio para informar os demais discípulos que Jesus estava vivo, ele pede que elas os instruam a irem para a Galileia para encontrarem com ele (Mateus 28:10). A aparição aos onze apóstolos numa montanha na Galileia (vide Grande Comissão).
É certo que a verdadeira preocupação dos fariseus não era com o batismo de um ou do outro, mas eram as multidões que Jesus arrastava que começava a incomodá-los. A fim de evitar um confronto antes do tempo, o Mestre decidiu deixar a Judéia e partir para a Galiléia (v3).
O Tabernáculo foi o primeiro templo usado pelos hebreus até a construção de um templo fixo. Era chamado de Templo do Senhor. Sua principal característica é que o Tabernáculo era móvel, devido à necessidade do povo se deslocar pelo deserto durante o Êxodo do Egito até a conquista da Terra Prometida.
Principado da GalileiaPrincipauté de Galilée Principado da GalileiaPrincipado vassalo do Reino de JerusalémContinenteÁsiaPaísGalileia (atualmente parte Israel), sul do LíbanoCapitalTiberíades