Prejuízo financeiro ocorre quando alguém ou alguma instituição gasta mais do que arrecada. Em contabilidade, o prejuízo é o oposto do lucro. Ambos são saldos na conta denominada "resultados" ou "lucros e perdas" , que podem ocorrer ao final do exercício (em geral, um período de doze meses).
Lucro é quando você investe em algo e ganha dinheiro! Prejuízo é quando você investi e não consegue chegar no seu objetivo ou meta!
Lucro é o que se ganha a partir de algo ou alguém; o rendimento; um privilégio ou vantagem em relação a algo. O lucro é considerado todo o rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica ou de qualquer outro gênero.
Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
O que é e como calcular prejuízo Dizemos que há prejuízo quando o preço de venda é menor que o preço de compra. Portanto, o prejuízo é calculado pela diferença entre o preço de compra e o preço de venda.
O prejuízo contábil origina-se na contabilidade, quando as receitas de determinado exercício são superadas pelas despesas e custos (sob o regime de competência), sendo sua compensação efetuada com reservas existentes ou com lucros contábeis futuros.
Conclua com os alunos que subtrair o valor ganho pela empresa do valor gasto implica em um prejuízo e que ao subtrair o valor do produto pelo valor pago implica em um desconto ao cliente.
A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.