Evitar que o cachorro ou gato seja picado por mosquitos ainda é a melhor opção para prevenir o verme do coração. Para isso, existem coleiras e pipetas com ação repelente que prometem não deixar que um mosquito infectado se aproxime e se alimente do sangue do pet, realizando a transmissão do parasita.
O tratamento de dirofilariose envolve primeiramente a aplicação de um medicamento para matar os vermes adultos. Durante esse período, os cães precisam de restrição aos exercícios e terapia de suporte para evitar complicações.
A dirofilariose é uma enfermidade que pode ser evitada, apesar da alta suscetibilidade dos cães. Visto que todos os cães que vivem em áreas endêmicas da dirofilariose estão em risco, a quimioprofilaxia ainda é considerado a melhor opção de prevenir a dirofilariose.
O diagnóstico de dirofilariose baseia-se na detecção de antígenos circulantes da forma adulta de Dirofilária immits, comprovado por achados clínicos e radiográficos (CALVERT e RAWLINGS, 2002). O teste sorológico para a dirofilariose é valido em cães e gatos sem microfilarias que sejam suspeitos de ter a doença.
O Milbemax C é um vermífugo que deve ser administrado 4 vezes por ano, em se tratando de verminose gastrintestinal, e mensalmente, para prevenção da infestação pelo verme do coração.
Conforme a doença progride, no entanto, estes são os sintomas de verme em cachorro mais comuns:
O diagnóstico da doença é feito por meio de exames de sangue e outros laboratoriais. Já o tratamento consiste na aplicação de medicamentos orais ou injetáveis nos estágios menos avançados, quando os vermes ainda não estão no coração.
"O combate ao mosquito transmissor é algo difícil. Por isso, o melhor a se fazer é a aplicação de vermífugos periodicamente, uma vez por ano, que garantem a imunização contra vários parasitas, inclusive contra o verme do coração", explica Dagostin.
A prevenção contra o verme do coração se faz mensalmente com uso de vermífugos de amplo espectro que, além de prevenirem contra infestações de vermes intestinais, também atuam prevenindo contra a dirofilariose.
A profilaxia da dipilidiose humana é feita com maior eficácia por meio do controle de pulgas nos animais, utilizando inseticidas adequados, além da realização de uma vermifugação sistemática dos animais.