Conforme a Bíblia, a lavagem dos pés de santos era praticada pela igreja antiga, traduzindo-se num sinal de piedade, submissão ou humildade. ... A prática deste dia remonta ao século XII, quando o papa lavou o pé de doze subdiáconos após sua missa e de treze pessoas pobres após sua ceia.
Na quinta-feira santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. ... Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.
A Ceia do Senhor ou a Última Ceia é o momento em que Jesus teria lavado os pés dos apóstolos, conforme a história. A celebração, que também recorda a instituição da Eucaristia, ocorre tradicionalmente na quinta-feira da Semana Santa.
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia.
Como os brasileiros celebram a Semana Santa Os fiéis podem acompanhar e reviver os últimos dias de Cristo, assistindo a encenações da Última Ceia, crucificação e ressurreição de Cristo. ... Na Quinta-feira Santa, acontecem missas e confissões durante o dia e, à noite, a cerimônia do Lava-pés.
Sexta-Feira Santa Na Sexta-Feira Santa celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo. É o único dia do ano que não tem Missa, acontece apenas uma Celebração da Palavra chamada de "Ação ou Ato Litúrgico".
Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. ... É neste dia que se comemora o lava-pés e a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos segundo o relato dos evangelhos canônicos.