adjetivo, substantivo masculino Geologia Diz-se de, ou terreno da segunda camada geológica, posterior ao siluriano e anterior ao carbonífero.
1. Que produz ou encerra carvão.
Clima do período Devoniano O predomínio das temperaturas globais foi quente e úmido com chuvas abundantes. No entanto, climas áridos e secos existiam em grandes massas continentais. A temperatura média global é de cerca de 30 graus.
Durante o Devoniano ocorreu a proliferação dos peixes, que dominaram de vez os ambientes aquáticos, motivo pelo qual o Devoniano é conhecido como "Era dos Peixes"; Além dessa proliferação, surgem os primeiros peixes com mandíbula.
O período Carbonífero (359-299 milhões de anos) é conhecido como o período das grandes florestas, as quais deram origem as grandes jazidas de carvão que temos atualmente.
O período Permiano (e a era Paleozoica) terminou com a maior extinção em massa na história do planeta Terra, em que cerca de 90% das espécies marinhas e 70% das espécies terrestres desapareceram. No Brasil, a formação Irati pertence a este período.
Ocorrido entre 360 milhões e 290 milhões de anos atrás, o Período Carbonífero contribuiu, como o próprio termo sugere, para a formação do carvão, além de possibilitar a exploração em ambientes terrestres pelos tetrápodes oriundos dos ovos amnióticos.
O Cinturão Carbonífero trata-se de uma região localizada no Sul caracterizada pela grande extração de carvão, muito utilizado para a produção de energia.
O final do período Devoniano teve magmatismo de armadilha extremamente difundido e rachaduras nas plataformas russa e siberiana, que estavam situadas acima das plumas do manto quente e sugeridas como uma causa das extinções Frasniana/Famenniana e final do Devoniano.
O Período Carbonífero foi um período geológico da Era Paleozoica. Principais características do período: - Desenvolvimento de diversas espécies vegetais e formação de grandes florestas. - A temperatura média do planeta era de 15°C.