Contração excessiva, prolongada ou permanente, da pupila. Miose provocada pela irritação ou espasmo dos filetes nervosos do nervo motor ocular comum.
Significado de Meiose substantivo feminino Processo de divisão das células vivas, no qual as células filhas têm metade dos cromossomos da célula-mãe. (A meiose precede a formação das células reprodutoras.).
Miose é uma condição que ocorre quando as pupilas permanecem contraídas, não respondendo à quantidade de luz que atinge o olho. Isso ocorre devido à contração excessiva do músculo circular ou esfíncter pupilar, responsável por reduzir o tamanho da pupila ou déficit de atividade do músculo dilatador da pupila.
A meiose é a divisão celular que ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos de uma espécie pela metade. ... O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células: Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade.
A miose é uma condição médica caracterizada pela contração da pupila por outros motivos que não o aumento dos níveis de luz. O mecanismo biológico que produz miose pode ser descrito como o curto-circuito dos nervos que controlam a dilatação e a contração dos olhos.
A dilatação do diâmetro pupilar pode ser produzida por algumas drogas, como por exemplo atropina. Pode ser um dos efeitos colaterais ao uso de remédios para a síndrome do pânico. Também pode ser causada pelo uso de substâncias como anticolinérgicos, cocaína, álcool, LSD e outras drogas.