Corrente filosófica baseada na subjetividade Como o próprio nome sugere, o idealismo é um conjunto de filosofias que se propõe a idealizar, ou seja, construir um ideal de realidade.
Segundo a Filosofia, existem duas teorias que explicam o processo de conhecer: a teoria realista, que considera o sujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente), e a teoria idealista, que considera o objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos).
René Descartes (15)
O que é o Realismo? Do ponto de vista filosófico o realismo, por oposição ao idealismo, responde à questão da natureza ou essência do conhecimento. Sustenta o princípio da transcendência do objecto em relação ao sujeito para afirmar, deste modo, a total e completa independência entre a realidade e a consciência.
O idealismo é uma corrente filosófica que defende que a existência das coisas no mundo depende das ideias presentes no espírito humano. Para os filósofos idealistas, a realidade é conhecida por meio dessas ideias. Ou seja, o contato dos seres humanos com o mundo é mediado pelas ideias.
Conceito de idealismo O idealismo parte do princípio de que há a existência metafísica de uma realidade complexa e ideal. O que é ideal é aquilo que existe enquanto ideia, enquanto conceito, como algo descolado da matéria. O idealismo é justamente a afirmação dessas ideais como ponto central do conhecimento.
Enquanto o idealismo centra-se na procura por entidades metafísicas, transcendentes e imateriais, como ideia, conceito ou forma, o materialismo afirma a existência apenas daquilo que está presente materialmente. Religião, transcendência, nada disso existe objetivamente.
Descartes(1596-1650), filósofo francês, é considerado o maior representante do racionalismo.
René Descartes Foi nesse período que surgiram filósofos como René Descartes (15), Espinoza (16) e Leibniz (16), os três principais pensadores racionalistas modernos.
O realismo também é uma doutrina filosófica que afirma a existência objetiva dos conceitos universais. ... Para a filosofia moderna, o realismo é uma doutrina que sustenta que os objetos captados pelos sentidos têm uma existência independente do próprio objeto percebido.