A Classificação Internacional de Doenças (CID) é uma relação de doenças identificadas por meio de códigos, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo de monitorar dados estatísticos. Existe uma certa polêmica sobre a necessidade de informar o CID em atestados médicos.
Para que serve o número do CID?
A CID 10 fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única à qual corresponde um código CID 10.
Quais são os CID?
Os códigos da CID 10 e suas classificações
Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 – B99)
Neoplasias [tumores] (C00 – D48)
Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 – D89)
Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 – E90)
Como saber o CID?
http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/cid10.htm.
É necessário ter o CID no atestado?
Na maioria dos casos, a CID não deve ser incluída em nenhum tipo de atestado. No entanto, quando o paciente, esclarecido sobre as implicações dessa revelação, solicita a inclusão, isso pode ser feito sem contrariar a ética médica.
Qual a importância do CID no atestado médico?
O CID fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. É ele quem definirá o motivo de afastamento de seu funcionário, seja de alcance previdenciário ou não.
Quais são as principais classificações das doenças?
Codificação na CID-9
001-139: Doenças infecciosas e parasitárias.
140-239: Neoplasias.
240-279: Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas e doenças imunológicas.
280-289: Doenças do sangue e de seus órgãos formadores.
290-319: Doenças mentais.
320-359: Doenças do sistema nervoso.
360-389: Doenças dos órgãos sensoriais.
Qual o objetivo da CID?
O objetivo da CID é padronizar a classificação das enfermidades, facilitando a comunicação entre profissionais da saúde e órgãos interessados, como por exemplo, a Previdência Social. Através da CID, é possível comparar informações entre diferentes hospitais, regiões e até mesmo países sem correr o risco de interpretações equivocadas.
Qual a classificação do CID?
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, é um das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico. A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, através de uma padronização universal. Leia nesse artigo as principais perguntas e ...
Quais são os novos capítulos da CID?
Dentre os novos capítulos, um deles aborda a medicina tradicional que apesar de ser praticada mundialmente, não havia sido classificada até então na CID. Além disso, o termo "transtornos de identidade de gênero" será modificado para "incongruência de gênero", e realocado do capítulo de doenças mentais para o capítulo de saúde sexual.
Quais são os códigos da CID 10?
Cada capítulo da CID 10 descreve um grupo de doenças semelhantes, ou causadas pelo mesmo fator. Dessa forma, os códigos podem ser usados de forma mais eficiente e intuitiva, por conta da lógica usada para desenvolver e classificar as enfermidades. Confira a seguir os grupos de códigos da CID 10: