Environmental, Social and Governance, termos em inglês traduzidos como Ambiental, Social e Governança, são referências aos principais fatores que medem o índice de sustentabilidade e impacto social de uma companhia. Ao longo do tempo esse conceito também pode se tornar um critério de escolha dos investidores.
O que é o Selo ESG? Um selo de qualidade para a empresa, o Selo ESG indica os três critérios a serem analisados por investidores antes de tomar a decisão de colocar dinheiro em um negócio ou não. Os critérios são: Ambiental: quais são os impactos ambientais da empresa?
ESG é, em essência, a abertura de informações e a mensuração da performance da gestão ambiental e social e das práticas de governança de uma organização. Tudo que gerar evidências dos impactos da atividade produtiva e, principalmente, dos riscos inerentes ao negócio para a tomada de decisão dos detentores de capital.
Para quem se preocupa com o meio ambiente, o ESG é uma boa forma de acompanhar as práticas de governança e sustentabilidade de uma empresa, verificando se os valores que ela defende e pratica correspondem aos seus. ... Assim, as práticas de "Environmental, Social and Governance" (ESG) trazem oportunidades para as empresas.
O ESG, a sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance, (ambiente, social e governança corporativa), é um conjunto de políticas utilizados para orientar empresas, investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.
No mundo dos investimentos, investimento ESG é aquele que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação das empresas de forma holística. E é isso que iremos fazer a partir de hoje!
Conheça Certificação ESG: uma das soluções de asseguração de ESG da SGS! SGS Brasil.
O ESG representa um conjunto de valores e critérios éticos que guiam a produção de uma empresa de modo a valorizar questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Porém, se engana quem pensa que companhias que seguem por essa linha não têm foco no lucro.
A Declaração de Joanesburgo estabelece que o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.
Um dos principais facilitadores são os índices ESG, que buscam selecionar as principais empresas do mundo que se enquadrem nos critérios socioambientais e de governança. Há diversos índices de ESG pelo mundo.