O Candlestick é um método de representação de gráficos amplamente utilizado no mercado de ações. Cada candle é formado por quatro pontos relativos à um determinado período (dia, hora, minuto, mês, etc) que se está analisando: o preço de abertura, de fechamento, a máxima e a mínima.
Assim, o corpo do candle compreende o intervalo de preços entre abertura e fechamento. ... O candle indicará essa oscilação, desenhando uma linha – também chamada de pavio ou sombra – acima e abaixo do corpo do candle sempre que os preços oscilarem para além deste.
O principal conceito dos candlesticks é que cada candle representa o que ocorreu com o preço de uma ação durante um determinado período de tempo. Ou seja, cada candle pode representar 1 minuto, 5 minutos, 1 hora, 1 semana, 1 mês e até mesmo 1 ano.
O candlestick geralmente é composto por um corpo e sombras. O corpo é a essência da movimentação do preço em uma sessão. Já as sombras representam os pontos extremos do dia. A sombra acima do corpo do candle é conhecida como sombra superior e a abaixo como sombra inferior.
O candlestick nada mais é do que um instrumento para fazer uma análise gráfica de ativos de renda variável, como ações e minicontratos, por exemplo. Ele representa graficamente o preço de um ativo ao longo do período que você quer analisar.
Quanto maior for o tamanho das sombras em relação ao corpo pequeno do candle, mais significativo será o sinal de indefinição. Desta forma, a superação da máxima ou mínima deste candle terá uma maior importância para uma possível definição do próximo movimento do preço.
Os candles podem apresentar diversas formações após o término de cada sessão. Estas formações podem representar força ou fraqueza dos compradores ou vendedores, bem como o equilíbrio da força destes participantes do mercado.
Sobre as barras (candles): verdes significam períodos no qual o preço de fechamento foi acima da abertura, indicando alta, e vermelho períodos de queda. Se você olhar mais de perto notará que há um risquinho, um traço vertical em quase toda barra (gráfico abaixo).
Quando o corpo é verde ou branco, esse ativo subiu nesse intervalo. Sendo assim, o fechamento é maior do que a abertura, logo a abertura é a parte inferior da vela e o fechamento é a parte superior. Quando o corpo é vermelho ou preto, esse ativo perdeu valor nesse intervalo.
O candlestick consiste na representação gráfica do preço de um ativo ao longo de determinado período, por exemplo, 30 minutos, um dia ou um mês. Ele pode ser utilizado nos gráficos das cotações de diversos investimentos de renda variável, como ações, opções e contratos futuros.