A menstruação pode descer com pedaços, que são coágulos de sangue, mas essa situação geralmente é normal, pois surge devido a um desequilíbrio nos hormônios da mulher.
O muco é natural e é indício de que o seu ciclo está a todo vapor. É normal a mulher perder de 5 a 10 ml de secreção por dia. Essa gosminha é produzida pelas glândulas da parede vaginal e do colo do útero. As mudanças hormonais causam a ovulação, que por sua vez estimula a produção do muco.
Quando a menstruação, além de escura, apresenta um aspecto gelatinoso se trata apenas de um sangue que está misturado também ao muco cervical concentrado na região vaginal. Esse muco, que serve de proteção para o canal vaginal, tem um aspecto próximo ao de um gel ou uma geleia.
Sua cor, aparência, textura e sensação se alteram ao longo do ciclo menstrual – pode ter um aspecto mais leitoso, mais parecido com hidratante, mais aguado, ou parecido com clara de ovo, elástico e gelatinoso… Totalmente normal e saudável!
O deslocamento do endométrio – um tecido criado na parede interna do útero – é o responsável por dar origem à menstruação. Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
O corrimento clara de ovo significa que você está em seu ciclo menstrual normal; muitas mulheres o têm antes da ovulação. Esse tipo de corrimento vaginal é chamado de muco cervical clara de ovo e é liberado pelo colo do útero. O muco é geralmente transparente e elástico, lembrando uma clara de ovo crua.
O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de "descarte" de endométrio que não serviu de "alimento" para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.
Muitas vezes, esse sangue pode vir não do útero, mas de algum pequeno corte dentro do canal vaginal, por exemplo. Já algumas pessoas observam um escape rosa como indicativo de nidação, que é o processo de início de uma gravidez – especificamente, quando o embrião "gruda" no útero.