Os Escudos Cristalinos são importantes pois concentram grande quantidade de recursos minerais, principalmente metálicos, como ferro, manganês e níquel. Outros recursos são também relevantes como o granito (rocha magmática intrusiva) e o mármore (rocha metamórfica), amplamente utilizados na construção civil.
Os escudos cristalinos são os terrenos estruturados pelas rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas que tenham entre 4,6 milhões e 570 milhões de anos. Eles são encontrados principalmente em lugares onde há estabilidade tectônica, ou seja, onde há baixa probabilidade de ocorrem terremotos, como no Brasil.
São conhecidas no Brasil três principais áreas formadas com essa estrutura:
Os escudos cristalinos são formados a partir da erosão de rochas magmáticas ou ígneas, em sua grande maioria. São também constituídos pela solidificação do magma terrestre, decorrente de áreas onde ocorre atividade vulcânica.
As bacias sedimentares são economicamente importantes, porque são responsáveis pelas fontes de energia fóssil, como carvão mineral e o próprio petróleo.
Deste modo, assim ela irá demarcar as paisagens em que os indivíduos habitam, e, consequentemente a construção de territórios para os indivíduos, ou seja, um bom exemplo é a estrutura geológica do Rio de Janeiro e De São paulo que promovem a elaboração de metrôs e ferrovias que são úteis para os transporte dos ...
Cerca de 36% do território brasileiro é formado pelos escudos cristalinos, dos quais se destacam: Escudo das Guianas: localizado no extremo norte do Brasil. Escudo do Brasil Central: localizado na região centro-norte do Brasil. Escudo Atlântico: localizado na região centro-leste do Brasil.
Rochas cristalinas são rochas constituídas por minerais cristalinos, sendo um termo geral e inexato aplicado a rochas ígneas e metamórficas em oposição às rochas sedimentares.
Escudos Cristalinos no Brasil Mais de um terço da superfície do nosso país estão sobre estruturas de Escudos Cristalinos. As três principais formações são: o Escudo das Guianas, no extremo norte do território, o Escudo do Brasil Central, com maior extensão e o Escudo Atlântico, que abrange a porção leste do país.
Podemos também considerar os escudos cristalinos em dois grandes blocos: o Escudo das Guianas, situado ao norte, e o Escudo Brasileiro, que abrange as porções central, leste e sul do país e se encontra subdividido em várias partes denominadas núcleos ou escudos propriamente (Sul-Amazônico, Atlântico, Uruguaio-Sul-Rio- ...