Calunga é o nome dado ao espírito ou divindade que se manifesta principalmente através da Umbanda. Estas entidades são popularmente conhecidas como "pretos-velhos", e possuem um amplo conhecimento sobre diversos assuntos. Aliás, a principal característica de um calunga é a sua sabedoria.
Calunga (kalunga) é o nome atribuído a descendentes de africanos escravizados fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades autossuficientes e que viveram mais de duzentos anos isolados em regiões remotas próximas à Chapada dos Veadeiros, no atual estado de Goiás, no Brasil.
Significado de Caluga substantivo feminino Cachaço e espádua de porco.
Dá-se assim a diferença entre a calunga pequena e calunga grande. A calunga pequena se caracteriza enquanto cemitério físico, pequeno e limitado. Enquanto a calunga grande é a imensidão do mar que traga aqueles que mais amamos.
Pomba Gira Sete Calungas
História da Kalunga O nome Kalunga, que em dialeto banto africano significa "Tudo de Bom", foi ouvido pela primeira vez em maio de 1972, que por iniciativa de Damião Garcia, começava a história da empresa através de uma pequena papelaria na Rua Vergueiro, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.
O povo Kalunga é uma comunidade de negros original- mente formada por descendentes de escravos que fugi- ram do cativeiro e organizaram um quilombo, há muito tempo atrás, num dos lugares mais bonitos do Brasil, a região da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás.
Calunga, na umbanda, é um termo que designa cada uma de suas divindades secundárias. Por extensão, pode ser usado para designar a imagem das divindades secundárias.
substantivo feminino Cumeada; crista arredondada.