2) HER2-positivo (HER2+): As células de câncer de mama com níveis mais elevados do que o normal da proteína HER2 são chamadas HER2-positivas. Esses cânceres – que correspondem a 20% dos casos – tendem a crescer e se espalhar mais rápido do que outros tipos de cânceres de mama.
Já o receptor HER2 é uma proteína localizada na membrana das células epiteliais. Essa sigla significa Human Epidermal growth factor Receptor-type 2, ou seja, receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano.
Receptor Hormonal Negativo, HER2 Negativo: também chamado de Triplo Negativo, quando não são detectados receptores hormonais ou produção elevada da proteína HER2. Entre 10% a 20% dos cânceres de mama são desse tipo. Também são chamados de receptores de estrogênio e progesterona.
Os tumores Her-2 positivos e os tumores triplos negativos, por serem tumores biologicamente mais agressivos, são submetidos a quimioterapia citotóxica.
1. Carcinoma ductal invasivo. Também conhecido como infiltrante, é a modalidade de câncer mais comum. Ele se instala no ducto mamário e, no estágio mais avançado, destrói a parede desse ducto, expandindo-se dentro do tecido adiposo dos seios.
São tumores cujas células possuem receptores aos quais os hormônios se ligam para funcionar como fatores de crescimento. Os hormônios agem como fatores de crescimento porque a ligação com os receptores dá origem a um sinal que vai ativar os genes responsáveis pela multiplicação celular.
HER2 positivo é uma forma agressiva de câncer de mama. É um tipo de tumor diferente que tem como característica uma proteína encontrada em excesso na superfície das células. Nas células normais, a proteína HER2 ajuda a enviar sinais de crescimento de fora para dentro da célula.
grau I (baixo) – bem diferenciado – soma dos escores igual a 3 ou 5; grau II (intermediário) – moderadamente diferenciado – soma igual a 6 ou 7; grau III (alto) – pouco diferenciado – soma igual a 8 ou 9.
Algumas mulheres têm tumores de mama com níveis mais altos da proteína HER2. Esses cânceres são denominados câncer de mama HER2+. HER2 é uma proteína na parte externa das células mamárias que promove o seu crescimento.. As células cancerígenas com níveis mais elevados que o normal de HER2 são denominadas HER2+.
Ado-trastuzumabe emtansina (T-DM1) O ado-trastuzumabe emtansina é um tipo de terapia-alvo para câncer de mama avançado HER2+. Consiste em trastuzumabe, junto com uma quimioterapia. A combinação desses medicamentos permite que a administração da quimioterapia tenha como alvo as células cancerígenas HER2+.