O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.
O Círculo de Fogo do Pacífico – também conhecido como Anel de Fogo do Pacífico – é uma série de pelo menos 450 vulcões ativos ou temporariamente adormecidos ao longo de áreas costeiras. Ele transcorre por toda extensão da costa do Oceano Pacífico.
A partir daí, o anel abrange toda a Placa do Pacífico, a Placa Juan de Fuca (localizada em frente à costa do Canadá e dos estados americanos de Washington e Oregon), a Placa de Cocos (localizado no Pacífico em frente à América Central) e a Placa de Nazca (em frente à América do Sul).
A área de cerca de 40 mil km de extensão tem formato de ferradura e abrange toda a costa do continente americano no Pacífico, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.
Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado no Norte do Oceano Pacífico.
Além do Anel de Fogo do Pacífico, o Círculo de Fogo do Atlântico, reúne cerca de 20% das atividades vulcânicas que ocorrem no planeta. Ela abrange países da América Central, Antilhas, Açores, Cabo Verde, Mediterrâneo e a região do Cáucaso.
O Círculo de Fogo do Pacífico recebeu este nome porque é composto por uma série de arcos de ilhas vulcânicas, fossas oceânicas (vales profundos) e cadeias de montanhas ao redor de uma das maiores placas tectônicas do planeta, a do Pacífico (tem 70 milhões de quilômetros quadrados).
Sua formação está relacionada com o encontro de várias placas tectônicas, tornando essa região uma zona com forte presença de terremotos e tsunamis. Na verdade, o Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta.
O Anel de Fogo do Pacífico – também chamado de Círculo de Fogo do Pacífico ou, simplesmente, de Anel de Fogo – é uma área com elevada instabilidade geológica localizada no Oceano Pacífico, abrangendo o Oeste das Américas e o Leste da Ásia e da Oceania.
Os três vulcões mais ativos do mundo – o Monte Santa Helena, nos Estados Unidos, o Monte Fuji, no Japão, e o Monte Pinatubo, nas Filipinas – estão no Círculo de Fogo do Pacífico. Além dessas estruturas, as ações tectônicas características da região foram os motivadores dos piores desastres naturais do último século.