Casper the Friendly Ghost (no Brasil, Gasparzinho o Fantasminha Camarada) é um personagem norte-americano de desenho animado e banda desenhada (história em quadrinhos), da editora Harvey Comics, voltado para o público infantil.
Um "terapeuta de fantasmas" Dr James Harvey (Bill Pullman) chega em uma sombria mansão acompanhado de sua filha Kathleen "Kat" Harvey (Christina Ricci).
O ator que interpretou Gasparzinho em sua versão humana é Devon Sawa, que agora tem 42 anos.
Você Não Sabia como Gasparzinho morreu? De acordo com o filme lançado em 1995, Gasparzinho foi um menino de 12 anos chamado Casper McFadden, que morreu de pneumonia após brincar até tarde no frio.
Joe Oriolo Seymour Reit Casper the Friendly Ghost/Criadores
Por mais de setenta anos, esse ícone do mundo sobrenatural tem sido o símbolo da alegria e da amizade. Criado no final da década de 1930, Gasparzinho foi transformado em uma animação pelos estúdios Paramount, retratando um amigável menino morto que assustava a todos quando tentava se aproximar para fazer amigos.
Gasparzinho não estava sozinho nos desenhos. Ele tinha a companhia do Trio Assombro, formado por Catinga, Espicha e Gordo, (os tios malvados do Fantasminha que adoravam assustar as pessoas, e que incentivavam Gasparzinho a fazer o mesmo), Luísa, a Bruxinha boa, o diabinho Brasinha, entre outros.
Em 1995 foi a vez do pequeno herói ganhar uma versão para o cinema, misturando atores e computação gráfica. Foi nesse filme que sua origem foi finalmente revelada: Gasparzinho foi um menino de 12 anos chamado Casper McFadden (interpretado em parte por Devon Sawa), que morreu de pneumonia após brincar até tarde no frio.
23 de junho de 1995 (Brasil) Gasparzinho, o Fantasminha Camarada/Data de lançamento
A trajetória do Gasparzinho (Casper the Friendly Ghost) começou em 1940, com uma idéia do assistente de animação e escritor Seymour (Sy) Reitt, que idealizou um fantasma diferente do que havia até então – um fantasma camarada. Chamou um colega seu, Joe Oriolo, para dar forma ao personagem.