Fronteira agrícola é o avanço da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e terras de agricultura familiar. A fronteira agrícola está ligada com a necessidade de maior produção de alimentos, criação de animais sob a demanda internacional de importação destes produtos.
A frente de expansão agrícola é costumeiramente realizada pelos posseiros, que iniciam um processo de cultivo sobre as terras devolutas, envolvendo agricultura familiar e de subsistência, com uma produção, em muitos casos, organizada em cooperativas.
Fronteira agrícola é uma expressão utilizada para designar as áreas de avanços da ocupação de terras para a realização de práticas agropecuárias. ... Antes das décadas de 19, a região do Cerrado brasileiro era considerada um verdadeiro entrave para a expansão agrícola.
Tem mais depois da publicidade ;) Atualmente, a fronteira agrícola encontra-se na Floresta Amazônica, mais especificamente nos estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, e não para de avançar.
A fronteira agrícola está se expandindo na direção do Cerrado brasileiro (cerca de 22% da superfície do território nacional), principalmente devido ao uso intensivo de conhecimento e tecnologia.
A região é considerada uma fronteira agrícola do Brasil, nela são produzidos desde produtos tradicionais, como mandioca, milho e arroz, até de exportação, como a soja, que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta Amazônica, sem contar que áreas ...
A expansão das fronteiras agrícolas provoca impactos sobre o ambiente, tais como, desmatamentos, poluição a partir de agrotóxicos, degradação do solo, emissões de gases poluentes, entre outros. Segundo o Greenpeace, o desmatamento na Amazônia teve a terceira maior alta percentual da história em 2019, de 9762 km2.
No bioma Caatinga, o corte e a queima sustentam a agricultura tradicional, cujos impactos são sentidos na fertilidade do solo e na extinção de espécies da fauna e flora. Na Amazônia, favorecem a expansão agropecuária. Já o Cerrado é o bioma mais adaptado às queimadas naturais, porém, elas ocorrem em baixa escala.
Fronteira Agrícola é uma expressão utilizada para designar o avanço da produção agropecuária sobre o meio natural. Trata-se de uma região na qual as atividades capitalistas fazem frente com as grandes reservas florestais e áreas pouco povoadas.
A região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, originando assim o nome Matopiba, já é a quarta maior produtora de grãos do país.