Fluxo real: representa os bens e serviços ofertados pelas empresas para as famílias, que por sua vez são custeados pelos fatores de produção. Fluxo monetário: representa o dinheiro que circula como renda para as famílias e receita para as empresas, na direção contrária dos bens e serviços.
A economia é representada pelo fluxo real e pelo fluxo monetário. O modelo real trata de bens, serviços e fatores produtivos. ... De outra maneira, o fluxo monetário representa as despesas feitas por famílias referente a produtos e serviços e as empresas que gastam com a contratação para realizar sua produção.
Fluxo Real: representa a procura que as empresas realizam no mercado de fatores de produção. Além disso, correspondem também à procura que as famílias fazem no mercado de bens e serviços.
Uma economia de mercado funciona através de fluxos de bens e também através de fluxos monetários, pois como sabemos, é preciso pagar por bens! ... A esse fluxo de fatores de produção, bens e serviços denominamos fluxo real da economia. Podemos representar o fluxo de um sistema econômico de forma bem simplificada.
Fluxo Circular de Renda (ou de Riqueza) é um modelo célebre da área de economia para explicar as relações básicas do modelo econômico em que vivemos. O conceito é sintetizado em um diagrama, que posiciona os atores envolvidos no ciclo, bem como os sentidos do fluxo monetário e real (a seguir você vai entender melhor).
FLUXOS FUNDAMENTAIS: o funcionamento do sistema econômico se caracteriza: pela obtenção de recursos (ou fatores de produção) em si, e pela obtenção de recursos financeiros e sua utilização. Dois mercados: fatores de produção e bens e serviços finais.
a) O Fluxo Nominal ou Monetário que é aquele formado pela produção de bens e serviços durante o processo produtivo, também chamado renda. b) O Fluxo Nominal ou Econômico que é aquele formado pelo pagamento que os fatores de produção recebem durante o processo produtivo, também chamado renda.
Não obstante, os principais fluxos que acontecem no âmbito atual do Capitalismo Financeiro e Informacional são os de capitais. Todos os dias uma quantidade muito grande de dinheiro circula em todo o mundo na forma de bits de computador, sem, na maioria dos casos, materializar-se totalmente.
O fluxo circular de renda, ou de riqueza, é um modelo que explica a interação entre os agentes de uma economia de forma agregada, através da macroeconomia. Este modelo é representado levando em consideração dois agentes principais, participantes da economia, que são as empresas e as famílias que a integram.