Essa flor é encantadora em vários aspectos. E com ela podemos aprender preciosas lições de vida. Com o seu exemplo podemos aprender a olhar para o sol, no sentido de luz, de ver apenas as belas coisas que a vida nos tem a oferecer. ... A ser exemplo de vida, contagiando a todos ao fazer o bem.
Quando falamos em girassol automaticamente associamos à flor que gira em direção ao sol. Mas isso foi comprovado por um botânico já em 1880 que o Girassol só acompanha o sol quando pequeno. Isso porque o lado que recebe menos luz cresce mais e isso faz com que o caule incline. ... Explico, o Girassol é uma inflorescência.
De acordo com a pesquisa, a resposta está nos ritmos circadianos, o relógio interno dos girassóis. O ciclo de um girassol é sempre o mesmo: todos os dias, despertam e acompanham o Sol como as agulhas de um relógio. ... Mas um dia deixam de fazê-lo, alcançam a maturidade e param com essa movimentação.
O porque gosto tanto de girassol? Porque me inspira a amar e a viver cada vez mais, me ensina que posso ter dias ruins, ter dias que não posso ver ou sentir o meu amor ou meu sol, mas depois da tempestade, dos dias nublados volta a ser mais belo.
O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz. Além disso, uma espécie de relógio interno faz com que o girassol se volte para leste durante a noite. Assim, ele já "espera" o Sol nascer inclinado para o lado certo.
Helianthus annus é o nome científico do girassol, uma dicotiledônea da família das Compostas. Esta planta é originária do Oeste da América do Norte e pode produzir flores o ano todo, em temperaturas entre 18 e 30°C. ... Assim, o que à primeira vista parece ser uma flor é, na verdade, uma inflorescência.