Ter bom senso, ser realista, equilibrado.
Para Aristóteles, a excelência moral é o que torna o homem bom e justo. ... D A excelência moral é uma forma de disposição que se relaciona com nossas ações e emoções e que, quando bem cultivada, promove a mediania e a moderação.
Há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral. Em grande parte, a excelência intelectual deve tanto o seu nascimento quanto o seu desenvolvimento à instrução. Quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito, razão pela qual seu nome é derivado, com uma ligeira variação, da palavra hábito. Aristóteles.
O prazer ou a dor que sobrevêem aos atos devem ser tomados como sinais indicativos de nossas disposições morais. A excelência moral relaciona-se com prazer e sofrimento; é por causa do prazer que praticamos más ações, e por causa do sofrimento que deixamos de praticar ações nobres.
O hábito da virtude moral dignifica o ser humano, porque os bons hábitos são fundamentais para realizarmos as atividades cotidianas com excelência. ... Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio".
Eles incluem: responsabilidade intelectual, perseverança, mente aberta, empatia, integridade, coragem intelectual, confiança na razão, amor à verdade, humildade intelectual, imaginação, curiosidade, imparcialidade e autonomia.
A virtude é uma qualidade moral particular que denota a disposição de um indivíduo para praticar o bem, não se tratando de uma característica nata, ao invés disso se apresentando como uma forma de conduta, representada pela repetição constante de atos motivados pela vontade do homem em prol do bem.
A VIRTUDE PRESSUPÕE TODA A ORDENAÇÃO DA VIDA, A DISCIPLINA DOS APETITES, E A FORTALEZA DA VONTADE, ASSIM COMO PRUDÊNCIA NA ELEIÇÃO DOS FINS BUSCADOS E NO EQUILÍBRIO ENTRE OS EXTREMOS QUE DESVIRTUAM O ESCOPO MORAL DA AÇÃO.
quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito. […] É evidente, portanto, que nenhuma das várias formas de excelência moral se constitui em nós por natureza, pois nada que existe por natureza pode ser alterado pelo hábito.