A exploração do trabalho é o acto de utilizar o poder para extrair sistematicamente mais valor dos trabalhadores do que aquele que lhes é dado. Ao analisar a exploração, os economistas estão divididos quanto à explicação da exploração do trabalho dada por Marx e Adam Smith. ...
A exploração e o processamento industrial de madeira estão entre suas principais atividades econômicas – ao lado da mineração e da agropecuária (Veríssimo et al., 2006). ... Segundo, o custo de aquisição dessa madeira era baixo, pois a extração era realizada sem restrição ambiental e fundiária.
As queimadas que destroem a Amazônia e chamam atenção mundial são apenas a face mais visível da exploração da maior floresta tropical do mundo. Por trás da derrubada da mata e do fogo, estão poderosos interesses econômicos: a criação de gado, o comércio ilegal de madeira e a produção de soja.
As ações da empresa são compartilhadas entre o estado e entes privados, sendo que o estado detém a maior parte das ações com direito a voto na empresa. Além disso, para ser caracterizada como economia mista, a empresa deve ser registrada como sociedade anônima.
A exploração econômica do território teve grande importância para a ocupação realizada pelos colonizadores. Nas primeiras décadas exploraram o pau-brasil para ser comercializado na Europa. ... A partir do século XVII, a exploração econômica continuou com a cana-de-açúcar e a pecuária avançou para o interior.
A estratégia era, a partir da ocupação das terras brasileiras, fortalecer as fronteiras e assim impedir a tomada de território. Contudo, isso não foi suficiente para evitar o conflito com as outras nações.
A extração de madeira com impacto reduzido, também chamada de extração de madeira seletiva, que ganhou popularidade nos anos 90, visa equilibrar os impactos da biodiversidade com a demanda global por madeira, extraindo menos árvores.
Pena –reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.
A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. No entanto, a ocupação da área com intuitos gananciosos foi se intensificando, que desencadeou e desencadeia uma série de problemas ambientais, prejudicando a biodiversidade da Amazônia.
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.