o que significa "Eosinofilia Leve"? Significa que a quantidade de eosinófilos - um subtipo de glóbulo branco - detectada no seu hemograma está ligeiramente acima do valor considerado normal.
Relativamente frequente na prática clínica, a eosinofilia, na maioria das vezes, é reacional a processos inflamatórios, tais como reação a medicamentos, inflamação inespecífica, infecção por vírus, fungos ou bactérias, infestações parasitárias, doenças autoimunes, afecções endocrinológicas, tumores e reações alérgicas.
Na maioria dos casos, ao identificar a causa de eosinofilia, o tratamento melhora significativamente os sintomas da doença. Corticosteróides, tanto local (inalado, tópica) e sistémica (oral, intramuscular, intravenosa), muitas vezes, aliviam algumas condições alérgicas e reduzem o número de eosinófilos.
É definida como contagem de eosinófilos no sangue periférico > 500/mcL (> 0,/L). Causas e doenças associadas são várias, mas representam, com frequência, reação alérgica ou uma infecção parasitária. O diagnóstico envolve testes seletivos direcionados à suspeita clínica de causas de base.
A infecção por parasitas é uma das principais causas de eosinofilia, principalmente quando os parasitas realizam parte do seu ciclo de vida nos pulmões, como no caso do Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Ancylostoma duodenale e Strongyloides stercoralis.
Em geral, um alto número de eosinófilos pode ser sinal de alergia como asma ou dermatite atópica. Isso, pois eles auxiliam o sistema imunológico nas respostas alérgicas. Dessa forma, quando há alergias no organismo, há o aumento dessas células.
A eosinofilia corresponde ao aumento do número de eosinófilos circulantes no sangue, sendo verificado no hemograma quantidade acima do valor de referência, que normalmente é entre eosinófilos por µL de sangue.
A eosinofilia é freqüente na prática clínica, principalmente quando os valores estão entre 5 eosinófilos/uL e indica a presença de doença parasitária, alérgica ou reação a medicamentos.
A eosinofilia participa de resposta imune às parasitoses, em que linfócitos T são estimulados pelos antígenos exógenos e secretam IL-5, que serve como uma estimuladora de eosinófilos (eosinofilopoetina). Confira a seguir as principais parasitoses que cursam com eosinofilia.