O desenvolvimento organizacional diz respeito a uma estratégia que visa, por meio da compreensão dos ambientes internos e externos, a mudar certos comportamentos, padrões, crenças, valores e atitudes dos profissionais, a fim de evidenciar o que a empresa considera adequado nesses ambientes.
Características: A principal característica do desenvolvimento organizacional é a interação entre os funcionários e a empresa, para que ambos, juntos, atinjam os objetivos e metas principais da organização.
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional surgiu através dos estudos de Recursos Humanos, durante a década de 1930. Naquele momento, os psicólogos perceberam que as estruturas e processos organizacionais influenciavam o comportamento e a motivação dos funcionários de uma organização.
As características organizacionais foram estruturadas com base em vários modelos desenvolvidos por diversos autores e envolveram: estrutura organizacional, filosofia e valores e políticas e sistemas de recursos humanos.
A abordagem do desenvolvimento organizacional ou DO surgiu a partir de 1962 em função das finanças no mundo das organizações e da adequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias.
Qual a Relação entre Treinamento e desenvolvimento Organizacional? ... O treinamento é focalizado no cargo atual buscando melhorar habilidades e competências do presente. O desenvolvimento de pessoas focaliza nos cargos a serem ocupados futuramente, e as novas habilidades e competências que serão requeridas. 03.
A gestão de pessoas tem papel crucial no desenvolvimento profissional dos funcionários e, consequentemente, na garantia de bons resultados nos negócios. Por isso, possui quatro características principais, que são caracterizadas pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do capital humano da empresa.
Principais características dos países emergentes: - Padrão de vida de grande parte da população entre os níveis baixo e médio; - IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): entre os níveis médio e alto; - Renda per capita (PIB per capita) entre 5 e 8 mil dólares.
Origens da Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) O DO não teve apenas um autor, mas quem á iniciou foi Leland Bradford e pode ser considerado um desdobramento da Teoria comportamental em sentido a abordagem sistêmica.
As variáveis são: habilidades interpessoais, local de trabalho, planejamento, estrutura e clima organizacional.