Tanto o IOF como o IR seguem suas próprias tabelas regressivas. Isso quer dizer que, quanto maior o intervalo de tempo pelo qual o dinheiro fica aplicado, menor a parcela retida. Essa é uma forma adotada pelo governo para incentivar investimentos de longo prazo.
Quando falamos em tabela regressiva do Imposto de Renda, isso significa que as alíquotas cobradas vão depender do tempo que o dinheiro ficar aplicado. Quanto maior o tempo do investimento, menor será a alíquota a ser paga.
A tributação do IR sobre o CDB é feita através da tabela regressiva do Imposto de Renda, ou seja, quanto maior for o tempo do seu investimento, menos tributo será pago — e vice-versa.
O Imposto Regressivo é uma formato de aplicação em que há redução da alíquota a ser paga pelo contribuinte conforme ele tem um aumento da sua renda. Ou seja, quanto mais uma pessoa ganha, menor será a parcela do capital que será destinada ao pagamento do tributo.
Para manter a bolsa de estudos do Educa Mais Brasil, é preciso pagar uma taxa de renovação no início de cada semestre, do curso. O valor da taxa é calculado sobre o preço da mensalidade e vem especificado no contrato.
A tabela regressiva leva em consideração o tempo de permanência de cada contribuição no plano. Quanto maior for o prazo, menor será a alíquota. Dessa forma é indicada para quem pretende realizar contribuições e permanecer por um longo prazo.
Como é feita a tributação de Imposto de Renda do CDB?Alíquota de IRTempo de Investimento22,5%Até 180 dias20,0%De 1 dias17,5%De 3 dias15%Acima de 720 dias
Qual a Tributação do CDB no Imposto de Renda?Alíquota de IRTempo de investimento22,5%Até 180 dias20,0%De 1 dias17,5%De 3 dias15%Acima de 720 dias