A provisão é um conceito contábil que dita que a apuração dos resultados deve obedecer ao regime de competência, que consiste em registrar as entradas e saídas de recursos financeiros não pela data de recebimento e pagamento, mas sim pela data em que o direito ou a obrigação foi contraída.
Em termos técnicos, o provisionamento envolve a definição de eventos que reduzem o ativo ou aumentam o passivo, sendo necessário reajustá-los à realidade do patrimônio. ... Com isso, as provisões contábeis representam a estimativa de valor a ser desembolsado ou expectativa de perda de ativo.
Como podemos perceber, se previsão é uma projeção e serve como uma meta, a provisão contabiliza uma variação patrimonial ocorrida cujo valor exato se torna desconhecido. Então que pode haver certeza do acontecimento, mas não do valor. Ou seja, para provisão o desembolso ocorre quando o fato gerado, sofrer alterações.
Se Previsão é uma projeção e serve como uma meta, uma Provisão serve para contabilizar uma variação patrimonial ocorrida cujo valor exato é desconhecido.
A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.
Provisão é uma reserva de um valor para pagamento de despesas previstas. ... Tratam-se de despesas que, ainda que não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil. As provisões para férias e para pagamento do 13º salário possuem um processo padrão e tratamento específicos no sistema.