O REM é um período de atividade cerebral muito intensa, em que costumam ocorrer os sonhos. Ele é fundamental para o desenvolvimento neurológico. "Quando veem o filho sorrir durante o sono, muitos pais acreditam que esteja tendo um sonho bom", conta a pediatra.
Isso quer dizer que a boca, a garganta e as cordas vocais (que permaneciam inativas) "se ativam" e trabalham por alguns segundos. É então quando aquelas palavras que estamos pronunciando no sono são ditas "em voz alta". Já quando falamos na etapa NO-REM, isso se deve aos sonhos transitórios.
As alucinações hipnagógicas não necessariamente indicam uma doença, pois esse sintoma pode ocorrer na população normal. Elas podem estar associadas a uma paralisia do sono, o que faz com que a pessoa veja vultos, animais, objetos ou pessoas, ao adormecer ou ao acordar, geralmente.
Fala enquanto dorme? Saiba como diminuir os efeitos do sono
Falar durante o sono (ou sonilóquio), é um tipo de parassonia – comportamento anormal que ocorre durante o sono. Esta é uma ocorrência muito comum e geralmente não é considerada um problema médico. A tagarelice noturna pode ser inofensiva, ou pode ser reveladora de forma negativa.
"A manifestação clínica ocorre devido à ineficiência das vias neurais associativas entre as estruturas do córtex frontal e do sistema límbico e mesencéfalo que gera o quadro clínico característico", explica Altieri.