Consciência: capacidade de julgar o que é correto e o que não é, de acordo com valores morais e de conhecimento. Ética: conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar.
A ética pessoal fica explícita nos meios usados por cada pessoa para alcançar determinado objetivo, como também na escolha do bem a ser perseguido, a partir do momento que um determinado objetivo e os meios usados para realizá-lo se harmonizam, ou não, ao bem comum.
A consciência ética desenvolve-se a partir do momento em que as pessoas agem eticamente não porque são estritamente vigiadas ou porque podem sofrer punições severas ao cometer alguma irregularidade e sim porque é a coisa correta a fazer.
Para agir com ética é necessário eleger uma consciência ética para si, ou seja, através do estado de espirito, criar uma junção da personalidade, praticidade, vontade e veracidade dos fatos e atos, a fim de contribuir para o consenso da sociedade.
Quando abordamos o tema da consciência ética, dizemos que: Escolha uma: ... sentimentos morais, religiosos, partidários e econômicos não têm qual-quer influência sobre a consciência ética das pessoas.
O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras).
Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social. ... A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais.
Norma Moral: determina ao homem qual a conduta a seguir para o seu aperfeiçoamento como homem, entre as possíveis condutas dele próprio.
A consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar- se na ação. ... O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes.
Assim, compreende-se a formação ética como aquela que se realiza de modo planejado e organizado e que tem como fim a reflexão crítica sobre e na ação moral concreta, sendo possível a todos os indivíduos. Essa reflexão rompe com o plano unidimensional do pensamento, concretizando-se a partir da ação a ela integrada.