Ouça em voz altaPausarPara melhor entender a relação entre habitação e condições de moradia, foi necessário realizar distinções, pois, a primeira consiste na estrutura da casa, que se refere ao construído, enquanto que a segunda está para além, isto é, limita-se às condições de viver, com saneamento básico, alimentação, saúde.
Ouça em voz altaPausarMoradia é uma exigência que decorre da própria situação humana, referente à necessidade de o homem proteger-se das intempéries e possuir um espaço que sirva como referencial para sua vida social.
Ouça em voz altaPausarTrata-se de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), não onerosos, para apoiar municípios, estados e o Distrito Federal a realizar melhorias habitacionais nas moradias de famílias de baixa renda vivendo em assentamentos urbanos informais passíveis de regularização, por meio da contratação de serviços de assistência ...
Ouça em voz altaPausarHabitabilidade é o conjunto de condições que uma habitação (casa, apartamento, loja, indústria, etc.) necessita para ter a [[garantia] implícita de que possui condições para receber moradores humanos. Uma residência que cumpre é dita ser "habitável".
Documentação Necessária: Condição de Moradia
Ouça em voz altaPausarSe reside em república, enviar a comprovação a renda que o mantém: se da família, de si próprio, ajuda de terceiros (justificar). Se vive com recursos próprios, apresentar documentos de renda própria (CTPS, Declaração, etc.…)
Ouça em voz altaPausarO direito de moradia é, basicamente, o direito de ter um lar. ... Desde meados do século XX, em 1948, o direito à moradia passou a ser considerado um direito fundamental pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, que deu o estopim para o começo da Organização das Nações Unidas.
Ouça em voz altaPausarA importância da moradia digna para todo e qualquer ser humano, de qualquer lugar, em qualquer época, foi reconhecida pelo principal Documento Internacional editado pelas Nações Ocidentais no segundo Pós-Guerra, marcando o início de uma nova fase da Ordem Internacional, sob o dístico da cooperação e da solidariedade.
Ouça em voz altaPausarO direito à moradia é parte do direito a um padrão de vida adequado. Ou seja, não se resume a apenas um teto e quatro paredes, mas o direito de toda mulher, homem, jovem e criança de ter acesso a um lar e a uma comunidade seguros para viver em paz, com dignidade e saúde física.