A ginástica de condicionamento físico caracteriza-se pela exercitação orientada que visa à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou à modificação da composição corporal, como é o caso dos circuitos funcionais, atividades na musculação ou de ginástica localizada.
Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 8 tipos de exercício para melhorar seu condicionamento físico de uma vez por todas!
Resposta: A Ginástica visa promover consciência corporal e o controle dos movimentos físicos em relação a qualquer estilo de prática corporal. Nela, o praticante é levado a desenvolver uma combinação de movimentos e vivenciar diversas situações, interagindo ou não com aparelhos e outras pessoas.
Também ela é classificada em duas modalidades, as competitivas e não competitivas. Entre as competitivas estão: Ginástica acrobática, Ginástica artística, Ginástica rítmica, e Ginástica Olímpica (BRASIL, 2001).
Assim, enquanto que as ginásticas de conscientização corporal têm como principal objetivo o autoconhecimento do corpo e mente, as ginásticas de condicionamento físico procuram um objetivo relacionado a um estilo de vida saudável, através da perda de gordura corporal ou ganho de massa muscular.
O método mais eficaz para melhorar a capacidade respiratória é por meio de atividades de alta intensidade, que estimulam a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório. De modo geral, os exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados, como corrida, natação, ciclismo e dança.
Os exercícios aumentam o gasto de energia e estimulam a queima de gorduras localizadas. Após a atividade, o corpo ainda continua queimando calorias, devido à aceleração do metabolismo e do aumento da circulação sanguínea, respiração e atividade muscular.
A principal diferença entre ginástica de condicionamento físico e de consciência corporal é o seu objetivo principal. ... Já a ginástica de consciência corporal tem por principal objetivo o lazer e a saúde, e não a preparação técnica do corpo, sendo o pilates e a dança exemplos deste tipo de ginástica.
As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, Page 2 voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.