A complacência dos pulmões é o grau de extensão dos pulmões para cada aumento da pressão transpulmonar (diferença entre pressão intra-alveolar e a pressão pleural). Em um adulto a complacência total é cerca de 200 mililitros de ar para cada centímetro de pressão de água.
A tensão superficial influi na complacência: quanto maior a tensão superficial do líquido pulmonar, menor a complacência do pulmão. A parede torácica também é elástica, mas a sua tendência é a de se expandir, ao contrário do pulmão.
Elasticidade ou resistência pulmonar é a capacidade que um pulmão possui de re- tornar ao seu estado inicial, após sofrer uma deformação externa, ou seja, é a ca- pacidade desses sistemas das vias aéreas de resistirem ao fluxo.
Ventilação alveolar é a intensidade com que o ar alcança as áreas pulmonares (os alvéolos, sacos alveolares, os ductos alveolares e os bronquíolos respiratórios).
pulmonar está relacionada ao fumo. Sendo assim, nos quadros de enfisema, as vias aéreas têm uma maior facilidade para o colabamento, caracterizando um aumento na resistência. No enfisema, há um aumento patológico da complacência, pois há uma destruição das fibras colágenas e elásticas dos septos interalveolares.
A elasticidade pulmonar (EP), decorrente da riqueza pulmonar em fibras elásticas e que tende a retrair o pulmão. Com as vias aéreas abertas e sem fluxo de ar entrando e saindo dos pulmões, estas forças estão em equilíbrio, de tal forma que elas se anulam.
Indivíduos com baixa complacência apresentam uma capacidade vital menor que o padrão considerado normal. A máxima inspiração até a máxima expiração dá uma medida de volume que traduz a capacidade vital do indivíduo. Neste caso, a capacidade vital é medida durante uma expiração forçada.
Pressão intrapleural: É a pressão encontrada na cavidade pleural. Essa pressão é negativa; isso causa a aderência entre as pleuras. Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.
Dentre estas estão a complacência dinâmica (CDin) que compreende a soma de alterações resistivas e elásticas de todo o sistema respiratório e o valor de normalidade está entre 1 ml/cmH2O; a complacência estática (CEst) que é distensibilidade do tecido pulmonar e o valor de normalidade está entre ml/ ...