Derivada do latim scientia, a palavra significa conhecimento. Mas não se trata de um conhecimento qualquer, ela busca compreender fatos e verdades, leis naturais da vida, para saber e explicar como o universo funciona.
A classificação de Abell e Smith2 apresenta 5 concepções ou definições diferentes para o que se entende sobre ciência: (1) a ciência como um processo de descoberta ou exploração da ciência; (2) a ciência como conjunto de conhecimentos, ou idéias a serem estudadas; (3) a ciência como processos de pesquisa apontando-se ...
A ciência é um modo de conhecer fundamentado em um método, o método científico. ... O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.
Segundo Chassot (2007) a ciência é sempre adjetivada (adjetivos científicos) e a define: "Ciência como uma linguagem para facilitar nossa leitura do mundo", e que depois se acrescenta "A Ciência pode ser considerada uma linguagem construída pelos homens e mulheres para explicar o nosso mundo natural" (CHASSOT, 2004, p.
Nesta introdução simples e clara às opiniões modernas sobre a natureza da ciência, o inglês Alan F. Chalmers investiga por que o homem contemporâneo dedica uma fé cega ao que chamamos respeitosamente método científico.
A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico. A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.