O Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa. Teorizado e promovido por Jean-Baptiste Colbert, controlador geral das finanças do rei Luís XIV.
Entre as principais características do colbertismo, podemos citar: - Ações de incentivo ao desenvolvimento das manufaturas, com o objetivo de ampliar as exportações francesas de manufaturados. ... - Tentativa de conquistas de novos territórios para a França, através de uma política de expansão territorial.
O Colbertismo constituía nos subsídios e ajuda à produção nacional, com políticas a favor do nascimento, a fim de aumentar a disponibilidade de mão de obra. Tudo isso vizando facilitar e promover, sobretudo, as manufaturas de artigos de luxo que seriam comercializados pela Europa.
Colbert, um dos mais influentes mercantilistas franceses, adotou, entre outras medidas, a criação de barreiras alfandegárias diversas para os produtos estrangeiros, incentivo estatal no estabelecimento de manufaturas, incentivou as companhias de comércio e a iniciativa da balança comercial favorável, reduzindo as ...
O Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa. Teorizado e promovido por Jean-Baptiste Colbert, controlador geral das finanças do rei Luís XIV.
Na França, o mercantilismo estava voltado para o desenvolvimento de manufaturas de luxo para atender a nobreza e o mercado espanhol. Da mesma forma, procurou expandir suas companhias de comércio, bem como a construção naval.
A política mercantilista está baseada na ideia de que a riqueza e desenvolvimento do país era proporcional a quantidade de metais preciosos (ouro e prata, principalmente) que tinham em seu poder. Quanto maior o acúmulo dessas riquezas, maior seria o prestígio e respeito que o país teria entre as outras nações.
A França, utilizou um modelo econômico diferente de outros países denominado Colbertismo, onde eram vendidos seus produtos de luxo a valores maiores e aliado ao controle de gastos pelo governo.
O que é a Balança comercial: Por outro lado, quando o país tem maior exportação de produtos do que de importação, significa que sua balança comercial é favorável, uma vez que há a valorização da produção nacional em comparação com a estrangeira.