substantivo masculino Monstro fabuloso (lagarto ou serpente) saído de um ovo posto por um galo e chocado por um sapo, monstro a que a lenda atribuía o poder de matar com a vista ou o bafo.
Essa expressão figurativa é projetada para mostrar a natureza e a tendência do mal de suas obras. Eles eram como se devessem nutrir cuidadosamente os ovos de uma serpente venenosa.
[ Mitologia ] Lagarto ou serpente fantásticos, geralmente retratados com uma coroa na cabeça, cujo olhar era mortífero. ... [ Zoologia ] Designação comum a várias espécies de lagartos iguanídeos, nativos da América central e do Sul, com longas patas traseiras que lhes permitem correr sobre água.
No Antigo Testamento, a imagem do Leviatã é retratada pela primeira vez no Livro de Jó, capítulo 41, e no Livro de Isaías, capítulo 27, como uma serpente marinha.
No tipo dos Áspides, a mais conhecida é a cobra que habita a América do Sul, a Lachesis. O efeito do seu veneno se dirige principalmente para o sangue, onde acontecem graves hemorragias, edemas, formações de trombos, vômitos, escarros sanguinolentos, diarréias graves e desintegração gangrenosa das extremidades.
[ Mitologia ] Lagarto ou serpente fantásticos, geralmente retratados com uma coroa na cabeça, cujo olhar era mortífero.