Clero é a palavra que descreve a classe clerical, ou seja, são os religiosos, conhecidos como sacerdotes, que fazem parte de uma Igreja, do latim cleru. O clero é um conjunto de religiosos, que podem pertencer a um determinado país, a um determinado culto etc.
2 sinônimos de clero para 2 sentidos da palavra clero: 1 igreja. 2 sacerdócio.
O clero é dividido em dois grupos: o de tipo regular, formado por membros recolhidos de uma ordem religiosa, e o de tipo secular, formado por membros que vivem junto à população leiga. O grupo como um todo é representado até hoje principalmente por monges, padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa.
a) O alto clero era o grupo de maior prestígio. Tinha os altos cargos da Igreja. Papas, bispos e arcebispos formavam este grupo. b) O baixo clero era formado por padres responsáveis pelas vilas e aldeias.
Aquele que habita ou trabalha no campo.
O clero dividia-se em clero secular, integrantes da igreja local, e clero regular, monges que viviam em comunidades isoladas. Na nobreza existia a relação hierárquica dos vassalos, nobres inferiores economicamente, que ofereciam sua mão de obra e fidelidade ao suserano.
Três camadas principais constituíram o antigo regime: o clero, a nobreza e a burguesia. Clero – Também conhecido como Primeiro Estado, era formado por: abades, bispos, padres, frades e monges.
Clérigos regulares ou clérigos religiosos é um termo que designa os padres católicos ("clérigos") que são também membros de alguma ordem religiosa ("regulares", um termo que significa "seguidor da regra" da ordem), mas não são cônegos regulares, que são diferentes por possuírem uma catedral ou uma igreja colegiada.