As emendas de condutores só devem ser executadas dentro das caixas de derivação, ligação ou passagem. Desencape os fios cuidadosamente para que não haja rompimento. Execute as emendas e derivações dos condutores de modo que assegurem resistência mecânica adequada, assim como contato elétrico perfeito e permanente.
Nunca faça emenda de espécie alguma com o cabos energizados. Para sua segurança deve desligar a energia, pois você está com um ferro de soldar o qual não possui proteção para esse caso pois a energia poderá passar para você. pelo o que diz na NR-10 toda instalação deverá ser desligada para qualquer intervenção.
Mas ao contrario do que a maioria dos ditos profissionais em elétrica pensam, a emenda é uma das partes mais importantes de uma instalação, uma emenda executada de maneira errada pode prejudicar completamente uma instalação e causar muitos danos.
O primeiro passo para efetuar uma emenda em condutores elétricos é contar com os materiais certos, como conectores e terminais, fita isolante ou fita de alta fusão, alicate decapador universal, além de luvas e óculos de proteção.
Problemas de sobrecarga, sobretensão e subtensão A consequência interna, pode ser causada por cortes repentinos na eletricidade ou algum outro problema na instalação. Já a subtensão, é uma queda no número da tensão elétrica, e pode ser vista como uma medida de segurança para bloquear o excesso de tensão.
Cuidados no momento da instalação Dentro dos eletrodutos e conduítes devem ir apenas condutores isolados. Apenas em caso de aterramento devem ser usados condutores nus, mas aí com eletrodutos isolantes.
5 Maneiras fáceis de consertar cabos desgastados
Decapar ou desencapar um fio Mas, no dia a dia, basta um alicate comum e um pouco de treino. Ao utilizar o alicate de corte na base ou a parte de corte de um alicate universal, basta inserir o fio na área de corte e fazer uma leve pressão para cortar a capa de plástico, gire um pouco e então puxe a parte cortada.
Depende do que vai ser usado nessa tomada se for coisa simples pode sim. O ideal seria puxar essa tomada do quadro de distribuição . Ou derivar de uma tomada próxima que não esteja com cargas excessiva. Sempre respeitando a corrente suportada pelo fio.
As emendas de prolongamento são uma das mais comuns e consistem em estender a fiação para alcançar algum outro ponto na rede. A melhor maneira para fazer uma emenda como está é decapando as extremidades dos fios que serão interligados, com a ajuda de um estilete.