O TEXSA ATF TIPO A é um óleo mineral desenvolvido para atender as exigências dos fabricantes de transmissões automáticas e direções hidráulicas, de automóveis, ônibus e caminhões que recomendem um ATF (Automatic Transmission Fluid), Tipo A, Sufixo A.
6 principais tipos de óleo de câmbio automático
Dexron – Designação GM para o ATF de seus veículos automáticos. Dexron II – ATF melhorado com controle de viscosidade superior e inibidores de oxidação adicionais. ... Dexron IIE – Fluído GM criado especialmente para suas primeiras transmissões eletrônicas.
lubrificante mineral: é utilizado na maioria dos automóveis, pois atende aos requisitos de diversas marcas. Ele conta com um odor distinto bastante forte; fluido ATF: de tom avermelhado, esse fluido está presente em carros que funcionam com o mesmo líquido que o sistema de transmissão (fluido de câmbio).
Todo óleo tem a função de lubrificação. E na direção hidráulica o fluido é utilizado para produzir a força hidráulica que auxilia o motorista no momento de esterçar esse veículo. Não tem nada a ver com lubrificação. Por isso ,a denominação correta é fluido de direção hidráulica.
Viscosidade: SAE 75W-80.
Alguns carros (Fords) usam fluidos de transmissão na direção hidráulica pois esses líquidos são essencialmente a mesma coisa. ... Verifique o seu manual do usuário para ter certeza de que não há problemas em usar o fluido de transmissão para as duas funções.
Dexron III - Substitui o fluido Dexron IIE e implementa um melhor controle de oxidação e corrosão. ... Dexron-VI - Introduzido em 2006 para as transmissões GM Hydra-Matic 6L60/6L80 6-marchas, com tração traseira. Pode ser usado como substituto dos ATF Dexron III e III(H).
Transmissão Manual Depende de uma embreagem para ser desacoplada do motor nos momentos de parada e troca de marchas. As mais antigas de 4 marchas usavam óleo SAE 90, as atuais podem ter até 6 marchas, e usam geralmente óleos sintéticos SAE 75w90, ou outra viscosidade próxima a esta.