A diferença do ARM para o x86 se dá principalmente na complexidade de sua composição, enquanto o x86 é desenvolvido a partir de uma arquitetura mais complexa o ARM é baseado na RISC (Reduced Instruction Set Computer), que conforme o próprio nome já diz, tem como objetivo ser mais simples.
A arquitetura ARMv7-R sempre inclui instruções de divisão no conjunto de instruções Thumb, mas opcionalmente em seu conjunto de instruções de 32 bits. A arquitetura ARMv7-A inclui opcionalmente as instruções de divisão.
As empresas mais famosas por utilizarem a tecnologia do processador ARM são Apple e Qualcomm. A primeira possui os modelos de chips A, presente nos iPhones e iPads, enquanto a última desenvolve os processadores da série Snapdragon, presentes em muitos celulares Android topo de linha.
Windows no ARM executa todos os aplicativos UWP x86, ARM32 e ARM64 da Microsoft Store. Os aplicativos ARM32 e ARM64 são executados nativamente sem qualquer emulação, enquanto aplicativos x86 são executados sob emulação. ... o Windows no ARM dá suporte a aplicativos UWP x86, ARM32 e ARM64 da loja em dispositivos ARM64.
A arquitetura ARM é muito mais eficiente com relação ao consumo de energia, por diversos fatores. A arquitetura ARM possui uma quantidade reduzida de instruções (RISC), quando comparada a arquitetura x86 (CISC). Poucas instruções significam menos espaço ocupado em silício.
Na aba "Sistema" estão incluídas as informações do processador. Observe, então, o que vem a frente de "Arquitetura da CPU" e em "Conjunto de instruções"....O processador é:
A informação dada nos campos "CPU Architecture" e "Instruction Sets" vai corresponder ao seguinte:
Na aba "Sistema" estão incluídas as informações do processador. Observe, então, o que vem a frente de "Arquitetura da CPU" e em "Conjunto de instruções"....O processador é:
Segundo o relatório, Qualcomm, Huawei HiSilicon, Apple, Samsung LSI e MediaTek estão entre os cinco principais fabricantes de chips. Eles são os principais fabricantes mundiais de processadores para smartphones no primeiro trimestre de 2020.
CronologiaGeraçãoIntroduzido inicialmente emMarcas e Modelos de CPU51993Intel Pentium1994NexGen Nx58661995Pentium Pro51996AMD K5, Cyrix 6x86, Rise mP6