A Zidovudina ou AZT (azidotimidina) é um fármaco utilizado como antiviral, inibidor da transcriptase reversa (inversa). Indicado para o tratamento da AIDS e contágio por Pneumocystis carinii. Foi uma das primeiras drogas aprovadas para o tratamento da AIDS (no Brasil) ou SIDA (em Portugal).
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? A zidovudina, também conhecida como AZT, é um medicamento antiviral, análogo de nucleosídeo (timidina) inibidor da transcriptase reversa com ação sobre alguns retrovírus, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A ação se inicia cerca de uma hora após a administração.
A zidovudina – nome do sal que compõe o AZT – surgiu em 1965, como alternativa para o tratamento ao câncer. Em 1983, um estudo conduzido nos Estados Unidos apontou a sua importância para o combate à Aids.
Jerome P. Horwitz, pesquisador que criou o remédio AZT, cuja primeira função foi tratar casos de câncer, e que tornou-se décadas depois o primeiro medicamento a ter sucesso no tratamento contra a AIDS, morreu no dia 6 de setembro, em Bloomfield Township, Michigan, aos 93 anos.
ANEXO B – Custo US do Tratamento dos Anti-retrovirais Uso Adulto Brasil 2008Anti-retroviralPreço Unitário (US$)*Custo Tratamento (US$)LAMIVUDINA (3TC) Comprimido 150 mg0,3140,63ZIDOVUDINA (AZT) Cápsula 100 mg0,1490,89ZIDOVUDINA + LAMIVUDINA (AZT+3TC) Comprimido 3 mg0,6291,26
Alvos para TARV - Terapia Anti-retroviral
Uma pessoa que vive com HIV pode ter uma rotina normal, como qualquer outra. A condição sorológica não impede a prática de atividades esportivas, ingestão de bebidas alcoólicas ou uso de cigarros.
Os antirretrovirais começam a agir assim que são tomados. A carga viral geralmente torna-se indetectável em 1 a 2 meses.
O AZT surgiu em 1987, quatro anos depois da descoberta do HIV. Mas sua eficácia só foi comprovada, para valer, em 1989. Esse remédio acaba com a enzima que transforma o RNA do vírus em DNA, a única maneira que ele tem de entrar no núcleo das células.
Na primeira parte do livro, Scheffer narra a evolução dos antirretrovirais desde o surgimento do AZT (zidovudina), em 1986, até os dias de hoje. Relata também a trajetória de incorporação da terapia no Sistema Único de Saúde (SUS). "Antes do AZT, a Aids era uma sentença de morte.